OS DESAFIOS DE UMA CRIANÇA AUTISTA
“Nossa!! A sua filha não tem cara de autista!!” (Tatiana Gauglitz)
Um dos grandes desafios que pais e familiares de crianças com TEA Transtorno de Espectro do Autismo), é o chamado “Preconceito Reverso”.
As crianças não trazem sinais na aparência, o que dá a impressão de não serem portadoras de nenhum tipo de necessidade, gerando desconfiança nas pessoas que a cercam.
Muitas vezes são julgados como mimados, mal educados entre outros adjetivos pejorativos.
As mães muitas vezes já abandonadas pelos pais, que não aceitam o estado dos filhos, vão embora, e elas se veêm sozinhas e muitas vezes sem nenhum tipo de orientação, ficando deprimidas, o que só piora o quadro de seus filhos.
“Hoje eu sei que o individuo autista tem uma sensibilidade as artes.”
“Aqui ela vem desenvolvendo suas habilidades e isto está ajudando na escola, tanto na caligrafia quanto na interpretação” (Tatiane Gauglitz)
Milhares de crianças, jovens e adolescentes ficam muitas vezes perdidos em meio a um aprendizado estruturado para crianças “normais”.
As professoras não tem como se desdobrar dentro de salas de aula lotadas.
Nosso projeto, a arte frente ao autismo, atende de forma individualizada crianças que certamente ficariam à margem de todo um aprendizado e do estímulo de seus potenciais.
A educação de nosso país não está preparada para uma inclusão, onde as potencialidades de crianças autistas se desenvolvam de forma plena. Muitas vezes por dificuldades de transporte e de baixa estima, muitas mães preferem deixar seus filhos em casa, longe do convívio e integração com outras crianças.
Ajude-nos a dar para essas crianças o que já é delas por direito, uma educação e oportunidade justas.