A importância da Psicanálise na vida de Mães Atípicas

Acaesp 

Grupo desenvolvimento humano Mães atípicas 

1- A Importância da escuta no processo de atravessamento das dores e sofrimento humano. Acaesp vem desenvolvendo um trabalho importante e transformador com as mães que tem seus filhos Atípicos (TEA).O trabalho de desenvolvimento humano , auxiliado com as ferramentas da Psicanálise, Constelação Familiar ,e a Técnica da respiração Breathwork que consiste tomar a consciência do equilíbrio emocional tem colaborado de maneira transformadora as mães que participam do nosso projeto. 

Sendo a psicanálise uma abordagem terapêutica,e eficaz na escuta das dores do inconsciente humano ,percebemos claramente através dos testemunhos e da fala das mães que por muitas vezes emocionadas a cada semana, o quanto nosso trabalho tem surgido efeitosl pessoal e relacional com seus filhos e também no convívio com as pessoas no dia a dia . 

A Acaesp tem oferecido um espaço seguro e acolhedor para essas mães explorarem suas emoções, pensamentos e relacionamentos, e compreenderem como suas características neurodiversas influenciam sua experiência com seus filhos.Geralmente a cada semana em nossos encontros percebo a mudança satisfatória no que tange o processo de percepção de si mesmas e a arte de encontro com suas questões das mais diversas desde o momento em que perceberam seus filhos com as características do autismo.Elas pontuam em suas falas que no projeto percebem o quanto é importante esse espaço de fala para o desenvolvimento delas e de seus filhos . 

Iniciamos sempre com a meditação guiada pela musicalidade e orientada tecnicamente para abertura da consciência e as memórias guardadas que por muitas vezes foram esquecidas pelo medo ou traumas. 

Aqui estão algumas maneiras pelas quais a psicanálise poder ser uma abordagem útil para mães atípicas:

  1. Autoconhecimento e autorreflexão: A psicanálise pode ajudar as mães atípicas a desenvolverem um maior autoconhecimento, explorando suas emoções, padrões de pensamento e comportamentos. 
  1. Exploração das relações familiares: A psicanálise propõe um espaço para as mães atípicas refletirem sobre suas relações familiares, incluindo a relação com seus filhos, parceiros e outros membros da família. Isso pode ajudar a melhorar a comunicação, resolver conflitos e fortalecer os vínculos familiares. 
  1. Desenvolvimento de estratégias de enfrentamento: A psicanálise auxilia as mães atípicas a desenvolverem estratégias de enfrentamento saudáveis para lidar com o estresse, a ansiedade e os desafios do dia a dia da maternidade. Isso pode incluir o desenvolvimento de habilidades de auto-regulação emocional, comunicação assertiva e autocuidado. 
  1. Aceitação e empoderamento: A psicanálise em nosso projeto ajudam as mães atípicas a aceitarem e valorizarem suas características neurodiversas, promovendo o autocuidado, a autoaceitação e o empoderamento. Isso pode contribuir para uma maior confiança em suas habilidades maternas e uma maior sensação de bem-estar. 

É importante ressaltar que a psicanálise é uma abordagem terapêutica que pode ser adaptada de acordo com as necessidades individuais de cada mãe atípica.

Isso temos realizado com muita ética e profissionalismo , sendo assim a cada semana percebemos uma mudança consciente de cada mãe.

Depoimento de uma Mãe Atípica

Importante relatar a experiência de uma mãe que no grupo teve o encontro com suas dores e depois do trabalho realizado relatou : 

“Ao chegar no grupo estava aflita e tinha dores no corpo causado pelo stress e ansiedade .”

… Meu dia a dia é corrido e tão pouco me percebo e isso afeta meu filho pois tem sensibilidade e foco na dor e percebe quando alguém não está bem .Ao chegar no grupo depois da meditação e sendo guiada pela fala do profissional eu descobri traumas do passado e que ainda estavam influenciando na minha idade adulta .Depois que falei e fui escutada entendi o que deveria trabalhar na consciência e isso foi feito como tarefa de casa Hoje estou melhor e consciente da importância de enfrentamento das minhas dores humanas “ 

Acaesp tem sido um projeto transformador na arte do desenvolvimento humano e como profissional temos certeza que estamos colaborando para que a existência humana seja menos dolorosa. 

Aqui um pensamento bastaria: O amor é a cura para a dor

Nosso projeto precisa da sua ajuda. E você pode colaborar utilizando o Sistema da Nota Fiscal Paulista.

Assista o vídeo abaixo e veja o quanto é simples e fácil ajudar nossa INSTITUIÇÃO.

Passo a passo para efetuar uma doação utilizando a Nota Fiscal Paulista