Como a Neuropsicopedagogia pode colaborar com pais de crianças autistas?

Considerando que a neuropsicopedagogia é uma área multidisciplinar que atua no estudo e cuidados com a aprendizagem, incluindo dificuldades cognitivas, 

melhorando o processo de aprendizagem e comunicação, podemos orientar os pais em vários aspectos, referente ao desenvolvimento do filho, por exemplo: 

  1. Procurar ajuda especializada, em primeiro lugar para confirmar e obter o laudo de autismo, mas continuar com acompanhamento regular.
  1. Buscar e investir em diversas terapias como psicólogo, Terapeuta ocupacional e também alguma atividade física como natação, futebol ou outro esporte.
  1. Aprender sobre o autismo, principalmente através de literatura.
  1. Conheça seu filho, suas características marcantes para aprender a lidar com elas.
  1. Estabelecer uma rotina diária com horários definidos, deixado em local visível e procurar seguir fielmente.
  1. Estimular as interações sociais e recompensar o bom comportamento.
  1. Um aspecto bem importante é ter tempo, paciência e amor.

Como apoiar mães de crianças com TEA

As mães precisam de um suporte que as ajudem a tirar um pouco a sobrecarga que enfrentam. Há diferentes formas de familiares e amigos oferecerem esse suporte, seja para mães com autismo ou para mães de crianças com TEA. 

Algumas sugestões:

Ofereça uma rede de apoio efetiva: uma das coisas mais escassas para essas mães é a falta de tempo para cuidarem de si mesmas. 

Por isso, você que é amigo ou familiar, se coloque à disposição para cuidar das crianças por algumas horas. Às vezes, será o tempo necessário para ela resolver alguma demanda importante, fazer terapia ou realizar autocuidados básicos.

Pergunte também se ela está precisando de ajuda com algo, como ir ao supermercado ou preparar uma refeição. Essas pequenas atitudes podem fazer muita diferença!

Seja um bom ouvinte: é sempre bom ter pessoas confiáveis para conversar, desabafar e poder se expressar, sem julgamentos.

Inclua mães e crianças com TEA: para aliviar a rotina pesada e solitária, não deixe de convidá-los para os eventos sociais. Promova encontros que sejam inclusivos para essa família, se adapte e acolha suas necessidades. 

Compreenda a ausência: participar de algumas atividades sociais pode ser um desafio para muitas famílias atípicas. Portanto, além de se esforçar para incluir, compreenda também a recusa a alguns convites.

Recado para Mães atípicas:

Mães, a sobrecarga que vocês enfrentam, o excesso de trabalho e de responsabilidades não é nada fácil, mas apesar de todos os obstáculos diários, nós queremos incentivar você a se cuidar. Por isso, seguem algumas sugestões:

1  Assim como seu filho recebe todo amor, compreensão e cuidado, você também merece isso. Invista tempo em acompanhamento psicológico! 

Apesar de muitas mães negligenciarem esse autocuidado por colocarem as necessidades dos filhos em primeiro lugar, todas as responsabilidades e dificuldades serão mais facilmente enfrentadas com as ferramentas certas para isso. 

Você precisa de um local seguro para desabafar, se expressar e se aconselhar.

2  Crie uma rede de apoio com familiares e amigos confiáveis. Não centralize todas as atividades, não tenha vergonha de pedir ajuda! Você não precisa dar conta de tudo sozinha.

3  Nos momentos difíceis, lembre-se: se todas as crianças tivessem acesso a esse amor, cuidado e proteção que você oferece ao seu filho, com certeza o mundo seria um lugar melhor!

4  Por mais difícil que seja, tire algum tempo para você. Aproveite esse período para realizar autocuidados e fazer coisas que gosta. 

Se esforce para não perder a conexão consigo mesma e, sempre que possível, continue realizando passatempos e atividades que você tinha antes da maternidade. 

5  Faça parte de grupos sobre maternidade e autismo presenciais ou online. A ACAESP oferece acompanhamento com as mães enquanto os filhos realizam aulas de desenho e pintura. 

Se seu filho autista tem entre 6 e 12 anos e você mora em Diadema – SP, aproveite este espaço gratuito para você e para seu filho, todas as terças feiras. 

É uma excelente forma de compartilhar experiências, pedir ajuda e aprender novas formas de lidar com alguns desafios. 

Entre em contato conosco, clicando AQUI.

Você pode contribuir para nossa causa fazendo uma doação via PIX ou Através da Nota Fiscal Paulista.